PROTEÇÃO E TRATAMENTO DE MADEIRAS COM OLEO VEGETAL


Artigo científico em Educação Ambiental: pesquisa no espaço escolar atendendo o processo de tratamento e proteção de madeiras com óleo vegetal usado saturado(Reciclado).

O reuso do óleo de cozinha saturado,no tratamento de madeiras utilizadas na construção civil,cercas de parques ou àreas rurais.

AUTORES: Carlos Humberto Biagolini-Universidade Guarulhos-UnG, Carlos Humberto Biagolini Junior"Universidade Federal de Lavras-UFLA, Audísio Batista Venâncio-UnG.


Utilização do óleo de cozinha usado, no tratamento de madeiras utilizadas na construção civil, cercas de parques públicos ou áreas rurais.

A insolubilidade do óleo pode trazer benefícios, principalmente no caso de impermeabilização de superfícies diversas ( lajes, paredes, tanques,telhados, madeiras etc).
A água é fonte de vida de praticamente todos os seres vivos, macro e microscópicos, portanto se o óleo impede a passagem de água, podemos afirmar que uma superfície tratada com óleo, impedirá a entrada de água e conseqüentemente de microorganismos protegendo assim toda superfície tratada, evitando o apodrecimento.

Este trabalho procurou testar o óleo de cozinha usado como agente protetor de madeiras. Optou-se por realizar o experimento em madeiras do tipo eucalipto, que geralmente são empregadas na construção civil, cercas de áreas rurais e cercados em parques ou áreas verdes públicas, devido ao baixo custo e além disto, pela facilidade de obtenção e deterioração que este tipo de madeira oferece, assim possibilitando a aplicação de testes de proteção.

Na busca de uma combinação que oferecesse melhores resultados, o óleo de cozinha, foi preparado de 4 formas diferentes, as combinações testadas estão descritas no quadro I.
Quadro I Substâncias e proporções utilizadas para combinações com óleo de cozinha usado.
SUBSTÂNCIA PROPORÇÕES

Óleo de cozinha puro Óleo de cozinha 100%
Óleo de cozinha com óleo linhaça 50% óleo cozinha + 50%linhaça
Óleo de cozinha com água raz 50% óleo cozinha + 5% água raz
Óleo de cozinha com óleo de linhaça e água raz. 25% óleo cozinha+25% óleo linhaça + 50% solvente
*Óleo de linhaça é um dos produtos vendidos comercialmente para impermeabilização e proteção de madeiras.



Para testar estas combinações, alunos do ensino médio (EJA/2010) da E.E.Reverendo Urbano de Oliveira Pinto, no bairro de C.A.E. Carvalho,em São Paulo,capital,efetuaram aplicação das misturas em placas de madeira que ficaram em teste por um período de 5 meses




As madeiras tratadas com as combinações citadas, foram introduzidas em garrafas pet com terra e água com a intenção de simular solo encharcado o que favorece o apodrecimento da madeira. Uma 5a garrafa foi utilizada introduzindo-se uma madeira sem tratamento para efeito de comparação.

O material ficou armazenado no laboratório da escola, sob temperatura ambiente, recebendo diariamente luz solar direta por um período de 3 horas e indireta no restante do dia e temperatura média de aproximadamente 28o C. Ao final do período de testes, as madeiras foram retiradas e analisadas, sendo obtido os seguintes resultados:

Quadro II " Resultados observados a partir da aplicação das diferentes misturas.
SUBSTÂNCIAS RESULTADOS
Óleo de cozinha puro Conservada, com proteção principalmente superficial, sem sinais de penetração profunda do óleo na placa de madeira.

Óleo de cozinha com óleo linhaça Conservada, com sinais de penetração da mistura em camadas mais profundas da madeira. Provocou o escurecimento de toda área tratada, porém se manteve aparentemente em boas condições.


Óleo de cozinha com água raz Conservada, com sinais de penetração da mistura em camadas mais profundas da madeira. Provocou o escurecimento de toda área tratada, porém se manteve aparentemente em boas condições

Óleo de cozinha+água raz+ óleo de linhaça Conservada, com sinais de penetração mais profunda na placa de madeira. Manteve-se aparentemente em boas condições.

Madeira sem nenhum tratamento Madeira escura, com presença de manchas brancas (fungos), início de deterioração nas bordas e partes superficiais da placa. Conservada apenas internamente.

Conclusão:
Diante da problemática causada pelo descarte de óleo vegetal comestível e da impossibilidade momentânea de uso de produtos que pudessem substituí-lo, concluímos que a utilização do óleo para a finalidade de impermeabilização de madeira, contribue com o meio ambiente evitando a contaminação de tubulações de esgotos e consequêntemente córregos e rios Este estudo demonstrou que a utilização deste produto na preservação de madeiras podendo ser aplicado na construção civil ou em mourões de cerca é uma boa opção de aproveitamento, sendo uma alternativa para reaproveitamento. Nas diversas combinações testadas, todos os resultados foram favoráveis para proteção e conservação de madeiras.
A água é fonte de vida de praticamente todos os seres vivos, macro e microscópicos, portanto se o óleo impede a passagem de água, podemos afirmar que uma superfície tratada com óleo, impedirá a entrada de água e conseqüentemente de microorganismos protegendo assim toda superfície tratada, evitando o apodrecimento.



Referências Bibliográficas:

Site Wikipédia.org., acesso em 01/08/2010.
Site Sabesp, acesso em 30/07/2010.

Bibliografia Consultada:

GONÇALVES, I.M.S et al. Óleo de cozinha uma abordagem sobre a problemática do descarte inadequado nas gêmeas do Iguaçu. INIC 2009 " 9a Semana de Iniciação Científica FAFIUV-2009. SCHUTZ, D.; A experimentação como forma de conhecimento da realidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul " UFRGS, Porto Alegre-RS "2005.